A Vice-Presidente da República, Esperança da Costa, está desde a manhã desta segunda-feira [09.02.2026] na Província do Uíge, para uma visita de trabalho de dois dias.
À chegada ao aeroporto Manuel Quarta Punza, Esperança da Costa, acompanhada do Ministro da Cultura, Filipe Zau, foi recebida pelo governador do Uíge, José Carvalho da Rocha, de quem recebeu cumprimentos de boas-vindas à província, ao som de batuque e dança do grupo folclore “Zombo Dya Makanda” , na presença de milhares de cidadãos que ocorreram ao local.
A agenda de trabalho inclui um encontro com o Governador José Carvalho da Rocha, membros do Executivo e do governo local, na sede do Governo do Uíge, para além de uma reunião para a apresentação do ponto de situação das comissões e conselhos por si coordenados, nomeadamente, o Conselho Nacional de Viação e Ordenamento do Trânsito, HIV/SIDA e grandes endemias, Conselho Nacional de Águas, PAT-II, ambiente, alterações climáticas, capital humano, Ensino Superior e Educação.
A 1.ª Sessão Ordinária da Comissão Nacional Multissectorial para a Salvaguarda do Património Cultural Mundial, faz igualmente parte da agenda de trabalho de hoje da Vice-Presidente Esperança da Costa.
No período da tarde, a Vice-Presidente da República desloca-se à Universidade Kimpa Vita, constata o andamento das obras de construção do futuro Hospital Geral do Uíge, que está a ser erguido junto à centralidade do Quilumosso. Por fim, termina a jornada de segunda-feira com uma passagem pelo Colégio número 77 (11 de Novembro), no bairro Popular 1.
Amanhã, antes de regressar a Luanda, Esperança da Costa efectua uma visita ao projecto de expansão da rede de distribuição de água à cidade do Uíge, com um total de 15 mil ligações domiciliares nos bairros Ana Candande, GAI, Bem-vindo, Damba, Quigima, Cassangano, Tange, Quindenuco, Mbemba Ngango, Kituma e 6.ª CIA.