A Vice-Presidente da República, Esperança da Costa, participou, terça-feira [28.10.2025], em Washington D.C., à margem da gala anual da International Conservation Caucus Foundation (ICCF), num encontro com o senador norte-americano, Martin Heinrich, do qual fez também parte o Presidente de Moçambique, Daniel Chapo.
A reunião, que serviu para o reforço das relações políticas e diplomáticas entre as partes, contou igualmente com a presença do presidente da ICCF, John B. Gantt, e centrou-se no fortalecimento das parcerias entre Angola e os Estados Unidos, bem como na cooperação regional entre os paises africanos. Visou ainda aprofundar as relações bilaterais Angola-EUA nos domínios ambiental, académico, social e científico, promovendo parcerias institucionais e consolidando a diplomacia ambiental, com destaque para o papel da liderança feminina angolana em fóruns internacionais.
Acordo no domínio do ambiente
No mesmo dia, a Vice-Presidente da República testemunhou a assinatura de um Memorando de Entendimento no domínio da conservação do meio ambiente, entre Angola e a Oak Foundation, destinado ao reforço da cooperação bilateral na protecção dos ecossistemas.
O documento foi rubricado pela ministra do Ambiente, Ana Paula de Carvalho, e por um representante da Oak Foundation, à margem da gala anual da International Conservation Caucus Foundation (ICCF), na presença da Vice-Presidente Esperança da Costa.
A Oak Foundation vai financiar um programa de desenvolvimento sustentável que contempla seis áreas de conservação em Angola, inseridas numa iniciativa que abrange 162 áreas de conservação em África. Das referidas áreas quatro já estão consolidadas e duas encontram-se em processo de formalização.
Entre as zonas abrangidas constam o Parque Nacional de Luengue-Luiana, Parque Nacional de Mavinga, Parque Nacional da Cameia, e uma ainda em estudo no Moxico, designada Mossouma, situada na fronteira com a Zâmbia, onde já existe um memorando transfronteiriço de cooperação ambiental.
-
VPR aborda cooperação com senador dos EUA