• VPR aborda cooperação no domínio da ciência em visita à Universidade Howard


    A Vice-Presidente da República, Esperança da Costa, visitou terça-feira [28.10.2025], em Washington D.C., a Universidade Howard, no quadro do fortalecimento da cooperação nos domínios da pesquisa, ensino e investigação científica.

    A visita destinou-se a reforçar a cooperação com a instituição norte-americana, particularmente nas áreas da simulação médica, formação científica e investigação aplicada.

    Durante a visita, a Vice-Presidente inteirou-se do funcionamento da instituição de Ensino Superior e das suas unidades sanitárias, tendo mantido encontros com responsáveis da universidade.

    Entre as questões abordadas destaque para a necessidade de melhorar as condições dos centros de simulação em algumas instituições de Ensino Superior em Angola, e a formação conjunta com a Universidade norte americana, com vista à criação de programas específicos nas áreas da saúde e ciências biológicas.

    No final do encontro, a Vice-Presidente ofereceu ao Reitor da Universidade Howard, Anthony K Wutoh, um exemplar do livro de sua autoria, por si autografado, intitulado "Espécies Marinhas Mais Frequentes na Costa Angolana”.

    A Universidade Howard é uma instituição privada de pesquisa, localizada em Washington D.C., fundada em 1867, que integra várias unidades académicas e de investigação, incluindo os Hospitais de Anemia Falciforme, o Centro de Tratamento de Cancro, o Centro de Formação e a Escola de Biologia.

    Criada para proporcionar oportunidades educacionais a afro-americanos durante a era da segregação, estendendo-se posteriormente a estudantes de todas as raças e classes sociais, foi a primeira universidade a fundar uma Faculdade de Direito para negros e é frequentemente apelidada de "Harvard Negra", pela excelência académica e contributo histórico.

    Reconhecida como centro de excelência para estudantes negros, oferece programas de graduação e pós­ graduação em mais de 120 áreas de estudo, distribuídas por 14 escolas e faculdades, incluindo Direito, Medicina e Jornalismo.

    Com estatuto de instituição de pesquisa de nível R1 (Carnegie R1), a Universidade Howard destaca-se em áreas como serviço social, direito e estudos de ascendência africana, formando líderes de destaque nos domínios dos direitos civis, políticos, artes e ciências.