A Vice-Presidente da República, Esperança da Costa, recebeu, na manhã desta sexta-feira [22.08.2025], em audiência, o presidente da Rede Angolana de Organizações de Serviços da SIDA, Tuberculose e Malária (ANASO), António Coelho, que reafirmou na ocasião a disponibilidade da ANASO em apoiar o Executivo na coordenação das acções da Comissão Nacional de Luta Contra a Sida e Grandes Endemias, e no reforço do trabalho comunitário.
No final da audiência, António Coelho afirmou que cerca de 350 mil pessoas vivem com VIH/SIDA em Angola, dentre as quais 200 mil mulheres, e que o país continua a registar uma taxa de prevalência de 2%, que, face ao crescimento populacional, representa um aumento do número de pessoas a viver com o vírus. “Se há cinco anos eram 2% de 15 milhões de habitantes, hoje são 2% de 35 milhões, o que reflecte um crescimento do número de casos”, explicou.
Angola, prosseguiu, regista em média 28 mil novas infecções por ano, e cerca de 13 mil mortes associadas à doença. Acrescentou que existem aproximadamente 32 mil crianças, dos O aos 14 anos, e 36 mil jovens que vivem com o VIH. António Coelho considera a situação preocupante, e alerta que a limitação de fundos pode agravar o quadro, reduzindo a qualidade e a disponibilidade dos serviços prestados às comunidades, nomeadamente no acesso a antirretrovirais, testes, reagentes e preservativos.
Cooperação Angola Noruega e Fundação Kissama
No mesmo dia, Esperança da Costa recebeu o líder da Câmara de Comércio Angola- Noruega, António da Silva, com quem abordou aspectos relacionados com o reforço da cooperação entre Luanda e Oslo.
Finalmente, a Vice-Presidente da República concedeu uma audiência ao Director Executivo da Fundação Kissama, Vladmir Russo, com quem abordou assuntos relacionados com a defesa, protecção e conservação da fauna e flora angolana, acções destinadas à protecção, conservação e gestão da biodiversidade, e iniciativas de carácter ambiental, ecológico e social.