O Uíge vai beneficiar de um campus universitário com infraestruturas novas, novas unidades orgânicas, e de um Instituto Superior de Ciências de Educação novo, que vai ser transferido para o perímetro do campus universitário, anunciou esta terça-feira [10.02.2026] a Vice-Presidente da República, no final de uma visita de 48 horas àquela Província.
Em declarações à imprensa, Esperança da Costa reafirmou o compromisso do Executivo com o investimento a nível da valorização do capital humano, da melhoria permanente da qualidade de ensino, e com a responsabilidade de resolver os problemas das populações locais, com destaque para os sectores da energia e águas.
A Vice-Presidente aproveitou a ocasião para sublinhar os resultados da sua passagem pela Universidade de Kimpa Vita, que considera um grande exemplo de resiliência e de gestão de instituição de Ensino Superior, que com poucos recursos podem fazer muito. “Têm um quadro docente diferenciado, conseguem encontrar nas parcerias que vão mantendo formas de diferenciar os docentes, têm infraestruturas laboratoriais adequadas aos cursos que vão ministrando, têm também aqui desenvolvido linhas de investigação e, portanto, podemos aqui assinalar o grande progresso que a Universidade de Kimpa Vita teve desde 2003 que visitei a Universidade, até hoje”, referiu.
No domínio do ambiente, a Vice-Presidente da República exortou as populações locais a plantar árvores, pelos bons efeitos à melhoria da qualidade do ar e, por conseguinte, das condições de saúde.
Esperança da Costa sublinhou ainda os bons exemplos recolhidos quer a nível da gestão das instituições de ensino, quer a nível da produção local, com destaque para a segurança alimentar.