• VPR e líder da Organização Pan-Africana da Mulher abordam desafios da mulher africana


    A Vice-Presidente da República, Esperança da Costa, abordou, esta quinta-feira, em Luanda, com a presidente da Organização Pan-Africana da Mulher (OPM), Eunice Lipinge, temas ligadas aos desafios da mulher em África.

    Durante o encontro, Esperança da Costa e Eunice Lipinge analisaram formas de reforçar o compromisso de Angola com os ideais da igualdade de género e da valorização da mulher africana.

    A OPM, que reúne 55 países africanos, tem desempenhado um papel activo junto da União Africana, contribuindo significativamente para a implementação do Estatuto da Mulher no continente e para a promoção do Protocolo de Maputo, instrumento jurídico que reforça os direitos das mulheres e o seu empoderamento em diversas esferas da sociedade.

    Entre outras acções, a OPM propõe-se, igualmente, apoiar as mulheres africanas vítimas dos conflitos políticos, de velar pela defesa e pela protecção das meninas e as vítimas do terrorismo e dos conflitos armados.