• VPR mantém encontro com associações femininas no quadro do 31 de Julho


    A Vice-Presidente da República, Esperança da Costa, recebeu em audiências separadas, na sexta-feira [25.07.2025], no quadro do 31 de Julho, Dia da Mulher Africana, dirigentes de associações e organizações femininas que buscam apoio do Executivo para desenvolver projectos ligados à luta contra a violência infantil, a crianças com albinismo, ao empreendedorismo feminino e formação profissional em diversas áreas.

    No primeiro encontro, com a Assessora da Secretária da Regional da Organização Panafricana das Mulheres, Amália Alexandre, Esperança da Costa foi informada sobre o projecto "Zero à Violência Sexual a Menores", iniciado em Luanda, em 2024, que apresenta resultados preocupantes pelo nível elevado de violência sexual contra menores e prostituição infantil. Há, em face disso, necessidade de reforçar a sensibilização junto das escolas, Igreja e Família, e os mecanismos de denúncia.

    No segundo encontro, com membros da Associação Tribo Global Kwenda, a Vice-Presidente foi informada sobre o Projecto "Nossas Madrinhas", destinado a apoiar crianças com albinismo dos O aos 12 anos, e respectivas famílias.

    Finalmente, ainda no âmbito do 31 de Julho, e da Agenda Nacional para a Promoção do Desenvolvimento Económico Inclusivo e Sustentável, Esperança da Costa recebeu a liderança da Federação de Mulheres Empreendedoras de Angola (FMEA), instituição sem fins lucrativos que se propõe partilhar a sua visão estratégica para o reforço do tecido empresarial feminino. Os desafios e soluções para a criação de emprego, a formalização da economia e a capacitação das mulheres empreendedoras dominaram o encontro com o FMEA.