• VPR NA ABERTURA DO II CONGRESSO


    Angola Reafirma Meta de Eliminar SIDA e Hepatites Virais até 2030

    A Vice-Presidente da República, Esperança da Costa, reafirmou o compromisso e determinação do Executivo em eliminar a SIDA e as Hepatites Virais como problemas de saúde pública até 2030, numa estratégia alinhada com as metas globais estabelecidas pelas Nações Unidas.

    Para a Vice-Presidente da República o objectivo só será alcançado com inovação, ciência, políticas inclusivas e solidariedade internacional.

    A Vice-Presidente da República teceu estas considerações, na manhã desta quinta-feira [02.10] durante a cerimónia de abertura do II Congresso Internacional da Resposta ao VIH em Angola, que marca um momento de grande simbolismo para o nosso país, pois neste ano celebramos os 50 anos da Independência da República de Angola e os 20 anos da criação do Instituto Nacional de Luta contra a SIDA (INLS).

    Para lá da intervenção, Esperança da Costa, juntamente com a Primeira Dama testemunharam um momento teatral de sensibilização sobre os perigos da estigmatização e da falta de informação.

    Na ocasião, foram alvo de reconhecimento, fruto do empenho que vem sendo vertido nas questões ligadas ao combate ao VIH/SIDA, combate que a nossa Primeira Dama da República vem empreendendo com dedicação por via do programa “Nascer Livre para Brilhar”.