A Vice-Presidente da República, Esperança da Costa, orienta esta segunda-feira, 09 de Fevereiro de 2026, na Província do Uíge, a 1ª Sessão Ordinária da Comissão Nacional Multissectorial para a Salvaguarda do Património Cultural Mundial.
A agenda de trabalho da referida reunião inclui, entre outros assuntos, a análise do ponto de situação sobre a inscrição das Pinturas do Tchitundo-Hulo já entregue na UNESCO, e ainda do Semba na Lista Representativa do Património Cultural Mundial da UNESCO.
Do Programa de trabalho destacam-se, ainda, a apreciação da Proposta de Relatório de Implementação das Recomendações do Comité do Património Mundial para Mbanza Congo, sobre a Salvaguarda do Património Cultural nas Áreas de Conservação Ambiental, e do Ponto de Situação sobre o Património Cultural da Província do Uíge. Constam ainda da agenda de trabalho a apreciação do Relatório da Edição de 2025 do Festikongo e a prestação de informações sobre a implementação do Plano Turístico.
À Comissão Nacional Multissectorial para a Salvaguarda do Património Cultural Mundial compete promover a implementação de programas de conservação e a gestão participativa do património cultural, tendo em conta a necessidade de se adoptarem medidas especiais de acompanhamento do património cultural nacional de valor universal excepcional.