A Vice-Presidente da República, Esperança da Costa, recebeu esta tarde[26.06.2025], em audiência, a Presidente e CEO do Corporate Council on Africa (CCA), Florizelle Liser, com quem abordou o impacto estratégico do Corredor do Lobito e o interesse crescente de investidores dos Estados Unidos.
Durante o encontro, em que a CEO do CCA aproveitou para agradecer o Governo angolano pela organização da 17.ª Cimeira de Negócios EUA-África, que considerou um “sucesso”, Esperança da Costa e Liser Florizelle abordaram a cooperação bilateral em áreas como Ensino, Formação Técnico-Profissional e Saúde.
Florizelle Liser destacou o potencial do Corredor do Lobito como um projecto modelo para todo o continente africano, e anunciou que uma delegação de empresários e membros da Administração norte-americana visita a infraestrutura para avaliar, no terreno, as oportunidades associadas ao projecto. A importância do financiamento que vai acontecer no Corredor do Lobito e o impacto que vai gerar através dos projectos nas zonas como Cuando, Cubango, e Moxico- Leste, para além dos países vizinhos, nomeadamente RDC e Zâmbia, foram igualmente analisados durante a audiência.
A 17.ª Cimeira de Negócios Estados Unidos da América–África terminou, hoje, em Luanda. O encontro reuniu mais de 1.500 participantes de 35 países africanos e norte-americanos, incluindo 12 Chefes de Estado e de Governo, altos representantes da Administração dos EUA, líderes empresariais, instituições financeiras e organismos multilaterais.