• VPR e Embaixador dos Emirados Árabes Unidos abordam fortalecimento da cooperação bilateral


    A Vice-Presidente da República, Esperança da Costa, recebeu em audiência, na manhã desta segunda-feira [28.04.2025], o Embaixador dos Emirados Árabes Unidos, Salem Al Shamsi, com quem abordou questões relacionadas com o fortalecimento da cooperação, com realce para aquelas áreas com grande potencial de serem desenvolvidas.

    Os Emirados Árabes Unidos contam com várias empresas a operar em Angola, nomeadamente no sector portuario, aéreo, energias renováveis e no domínio das tecnologias.

    No domínio da Agricultura, o país pretende cooperar com os Emirados Árabes Unidos como forma de aproveitar a experiência daquele país no desenvolvimento desta actividade em zonas desérticas como o Cunene e Namibe, uma vez que os Emirados tem empresas especializadas para desenvolver agricultura nestas áreas ou em zonas de seca extrema.

    O Projecto de criação de Camelos em Caraculo, município da Bibala, foi igualmente objecto de abordagem durante o encontro. De 100 Camelos, hoje já se contam 140, 40 dos quais nasceram em território nacional, o que demonstra que a adaptação está a ser positiva, no âmbito do Projecto de Caraculo.

    O embaixador considerou “ambicioso e maravilhoso” o Projecto de Criação de Camelos e não só augura que tenha sucesso e “traga muitos turistas” em breve, mas também que a população de Camelos cresça dos actuais 140 para até 200 no próximo ano.

    Os Emirados Árabes Unidos investiram em Angola mais de dois mil milhões de dólares, afirmou o Embaixador Salem Al Shamsi, acreditando que fruto do crescente interesse das empresas em investir em Angola, esse valor de investimento poderá crescer ainda mais nos próximos anos.