Angola pode investir no Lenacapavir, um dos medicamentos mais promissores na prevenção do VIH.
A Vice-Presidente da República, Esperança da Costa, recebeu em audiência a Directora Regional da ONUSIDA da África Austral, Dra. Anne Shongwe, com quem falou sobre como Angola pode acelerar os processos e programas relacionados com a redução do VIH-SIDA.
Durante a audiência que teve lugar após a abertura do II Congresso, foi possível falar da necessidade do nosso país investir no Lenacapavir, um dos medicamentos mais promissores na prevenção do VIH, bem como sobre o alcance das metas globais da ONUSIDA 95/95/95.
A Directora Regional felicitou o nosso país por ter alcançado 50% dos compromissos. A perspectiva é atingir os 95%. Por isso, o país vai continuar a trabalhar para que seja possível conseguir mais financiamento interno para programas e projectos que visem o combate ao HIV.
A Dra. Anne Shongwe encorajou a VPR a prosseguir com empenho nas tarefas adstritas à Comissão Nacional de Luta contra o VIH/SIDA e Grandes Endemias, por si coordenada.
Entre os assuntos debatidos, estiveram temas ligados ao investimento e financiamento em novas tecnologias e inovação, em vacinas que podem ajudar a travar a propagação do VIH.