• VPR saúda resultados alcançados na visita de trabalho a Xangai


    A Vice-Presidente da República concluiu quarta-feira [19.11.2025] a sua visita de trabalho a Xangai, China, onde participou em dois fóruns temáticos e manteve contactos com entidades locais para o reforço da cooperação bilateral.

    No final da jornada, Esperança da Costa considerou positivos os resultados alcançados na cidade chinesa e realçou a participação na 8ª Conferência Anual da Cultura Taihu e em outros eventos.

    Angola, referiu, atribui grande importância à cooperação estratégica com a República Popular da China e pretende ver esta relação cada vez mais fortalecida, com prioridade para o diálogo político de alto nível, já impulsionado pela recente visita do Presidente João Lourenço à China. Esperança da Costa frisou que o País deseja alargar a cooperação económica a outros domínios, como ciência, tecnologia e cultura, identificando áreas de interesse comum e benefícios recíprocos, valoriza profundamente o papel da China enquanto parceiro de desenvolvimento e manifesta intenção de continuar a consolidar estas boas relações.

    Na sua agenda, constou igualmente a visita aos centros Tecnológico da Huawei e de Tecnologia e Desenvolvimento dos BRICS, apresentados como exemplos de criação de capacidade nacional através das tecnologias e da utilização da inteligência artificial.

    Esperança da Costa fez também falou da visita realizada ao Museu do Partido Comunista Chinês, “uma experiência enriquecedora, por retratar de forma clara o percurso histórico da China desde a luta pela independência às conquistas do seu povo”.

    A Vice-Presidente da República realçou a forma interactiva como o museu apresenta os diferentes momentos da história chinesa, o que constitui um modelo que Angola gostaria de ver replicado, não apenas para fins partidários, mas também como ferramenta de ensino e preservação da memória histórica.

    No final, afirmou que a delegação parte de Xangai com uma impressão muito positiva e com o compromisso de continuar a fortalecer as relações com a China, com base na amizade, fraternidade entre os povos, respeito mútuo e soberania dos dois países.